Pages - Menu

sábado, 25 de outubro de 2014

Como plantar alface

  mudas alfaceA alface é dos vegetais mais apetecíveis para ter na nossa horta, para quem gosta de salada não há melhor do que usar uma alface fresquinha da horta, e para mais é uma cultura rápida que se adapta relativamente bem a diferentes climas, portanto não há muitas razões para não plantar alfaces.

 Condições ideais
  Temperatura ideal para o desenvolvimento entre os 15 º C e 25 º C, embora existam variedades que se adaptem a temperaturas mais extremas. O solo deve ser de composição media, bem solto, com abundância de matéria orgânica e bons níveis de nitrogénio, o PH deve-se situar entre 6 e 6.5. A Luminosidade trabalha em conjunto a temperatura, com temperaturas baixas e dias curtos o ideal é luz direta, com temperaturas altas o ideal é luz parcial.

Quando plantar  A altura ideal para o cultivo da alface é durante Outono e Primavera as temperaturas são amenas as ideais para o desenvolvimento, mas existem  variedades de alfaces que estão adaptadas a climas mais extremos de frio e calor, e também existem varias opções para proteger a cultura de temperaturas extremas, estufas, manta térmica, manta de sombra.

Como plantar

  Com temperaturas de solo entre 15ºC e 25ºC(2 a 6 dias germinação), pode-se semear as sementes em local definitivo ou viveiro para posteriormente serem transplantadas em local definitivo, com temperaturas mais extremas as sementes ficam dormentes perdendo poder de germinação, pelo que se deve optar por semear nos viveiros, nos quais é mais fácil controlar a temperatura e a rega, por exemplo colocar o viveiro em sombra para germinação das sementes.
Quando se compra a plantas do viveiro deve-se ter em conta se estão em boas condições e que não tenham passado o tempo de transplante porque 3/4 semanas é o tempo ideal para a plantas saírem do viveiro, é comum pensar-se que quanto maior e mais folhas tiver a planta mais rápido será o desenvolvimento, a alface deverá ser transplantada quando tiver entre 3 e 6 folhas. Em climas com temperaturas elevadas deve-se transplantar no fim do dia para evitar que as plantas murchem. alface viveiro
Espaço entre plantas entre 25 a 30 cm


Cuidados e dicas
  Manter o solo húmido constantemente, não encharcado que pode provocar asfixia nas raízes da planta, para uma melhor manutenção da humidade do solo em clima quente as alfaces devem ser dispostas mais perto entre si (20 /25cm), a densidade da plantação impede a luz solar de atingir o solo, mantendo o mesmo mais fresco e húmido.Não regar nas horas de calor para evitar podridões e doenças.

  O sabor amargo e a planta começar a espigar são sintomas que ocorrem com temperaturas mais elevadas, mas também quando as plantas sofrem stress hídrico ou estão velhas, manter as regas constantes e não encharcar o solo. Durante a Primavera/Verão plantar mudas novas de 2 em 2 semanas, durante o Outono/Inverno 4 em 4 semanas, assim evita-se desperdícios de plantas que já passaram o tempo de consumo.
  
Como a alface é uma cultura que precisa de elevadas quantidades de nitrogénio deve-se proceder à rotação de culturas, depois da cultura de alface se queremos restituir de imediato o nitrogénio no solo deve-se optar por legumes (feijão, ervilhas, favas), podemos optar por fazer uma rotação mais alargada com plantas de flor/ fruto ( tomate, pepino, pimento) ou de raiz ( cebola, cenoura, alho), que requerem maioritariamente fósforo e potássio respectivamente,e só posteriormente plantar legumes para restituir o nitrogénio.

Colheita

  A colheita deve ser realizada após 60 a 120 dias após a sementeira, dependendo principalmente das condições climatéricas, pois a temperaturas mais altas a planta desenvolve-se mais rapidamente, a variedade também influencia no tempo de maturação.
  
A colheita da alface deve começar logo após a folhas verdadeiras começarem a formar-se pois é melhor antecipar a colheita do que deixar as plantas envelhecer ficando mais duras e amargas.As alfaces devem ser colhidas no inicio da manhã pois as suas células estão com a quantidade máxima de água.

 Após o corte dá cabeça da alface em algumas variedade compensa esperar por novas folhas, porque a partir do caule surgirão novos brotos.

Variedades

  Batávia- Alface com ligeiro repolho quando adulta que se adapta bem a todos os climas mais especialmente a climas quentes, pois tem  resistência ao espigar, tem uma maturação algo lenta, mas isso funciona a favor no tempo que aquenta no solo  as características ideais para o consumo .
alface batavia
Grand Rapids- Alface de folhas soltas, com um ciclo de maturação muito curto 45/50dias, tem uma resistência media ao calor e também ao frio moderado,  tem folhas muito finas e tenras.grand rapid

Pestes e doenças

  A maior ameaça á alface é podridão que ataca as folhas inferiores que estão em contacto com o solo e posteriormente se espalha por toda a planta, a melhor maneira de evitar doenças de fungos ou bactérias é a rotação de culturas. Não plantar alfaces no mesmo local, 2 vezes seguidas.
  
  Os afídios por vezes alimentam-se entre as folhas da alface, as principais causas para o aparecimento do afídios é o excesso de nitrogénio no solo que provoca o rápido crescimento da planta e torna as novas folhas muito finas o que atrair a peste, perto da cultura de alfaces pode-se associar outras culturas tais como cebola, cebolinho, hortelã, alho,que afastam os afídios.

1 comentário:

  1. Veridicamente gostei da cultura e acho bem pratico e professional praticar culturas menos apostadas e mais desprezadas.

    ResponderEliminar