Pages - Menu

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Renovar plantas de morango


morangueiros velhosEste ano os morangueiros sobreviveram durante o verão e como tenho o solo protegido com plástico os estolhos que os morangueiros produziram não agarraram ao chão, portanto o que tenho agora é muitas folhas muitos rebentos novos que não estão agarrados ao solo mas a maioria dos morangueiros estão saudáveis.
Para não estar a colher tudo e depois ter que plantar outra vez morangueiros novos, decidi experimentar podar os pés de morangos que plantei no ano passado, são do ano passado mas se forem tratados irão produzir morangos normalmente em teoria terão menos vigor que uma planta nova, mas por a experiencia que tive do ano passado em que deixei alguns pés antigos no canteiro a diferença não assim tão grande na produção.
morangueiros podarmorangueiros sem folhas
Portanto o que fiz for cortar todas a folhas velhas com uma tesoura e só deixar a coroa da planta intacta, as nova folhas e flores irão brotar a partir da coroa e ruvenescer a planta, esta variedade de morangos é não-remontante ( precisam de uma temporada de frio para depois começarem a formar os frutos no inicio da primavera), portanto agora durante o outono e inverno estarão pouco ativas, de abril até junho espera-se a produção.
Algumas plantas morreram durante o verão e para não deixar o espaço em vazio no plástico coloco um estolho com as folhas cortas( só a coroa) no solo, e com água suficiente  irá formar raízes facilmente e formar uma nova planta, e como está a chover muito nestes últimos dias será ainda mais fácil.
estolho morangos
morango plastico


Nas plantas que podei à uma semana já se nota algumas folhas a brotar, no que pesquizei sobre renovação de plantas de morango  é melhor adubar as plantas nesta altura porque isso irá ajudar  na futura produção e não estimular o crescimento da folhagem como acontece se adubar na altura da produção, portanto irei seguir essa dica.
morango folhas novas
Para outubro irei plantar morangos da mesma variedade mas com novas plantas e no futuro deixarei o testemunho sobre qual será o mais produtivo e precoce e as principais diferenças entre as produções.

7 comentários:

  1. Boa tarde Filipe
    Gostaria de saber de adubo coloca nos morangueiros. Também tenho uma mini plantação que sobreviveu ao verão que pretendo preservar, mesmo sabendo que a próxima produção não será tão boa como a 1ª.

    Boas plantações!

    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!
      O adubo que coloquei foi do tipo NPK 10-10-10 isto é as concentrações de Azoto, fosforo e potássio são iguais, que é o ideal para colocar neste caso até que as temperaturas comecem a baixar e as plantas a hibernar, não se deve fazer este tipo de adubação quando as plantas estão em floração, portanto o 10-10-10 é só para colocar nesta altura Setembro/Outubro.

      Quanto a forma de adubação, estou um pouco limitado porque com o plástico tenho que adubar na rega, mas se no seu caso tiver as plantas sem cobertura pode colocar adubo de superfície, ou adubo orgânico granulado que se desfaz com a rega, o adubo orgânico granulado que costumo usar é 2,5-2,5-2,5 portanto deste tipo serve perfeitamente o mais importante é que a concentração dos principais elementos seja igual.

      Não sei como tem a sua produção mas se as plantas velhas conseguiram produzir estolhos que formaram novas plantas pode arrancar os pés velhos e deixar os novos, no meu caso foi impossível fazer isso devido ao plástico, que impediu a formação de novas plantas.

      Espero ter ajudado, saudações

      Eliminar
  2. Boa tarde Filipe,

    Agradeço imenso o esclarecimento! Os meus conhecimentos sobre adubação são quase nulos, tenho sempre receio de colocar algo que mate / prejudique a planta, deste modo é bastante raro aplicar adubos.

    Eu tenho os meus morangueiros cobertos por plástico próprio (são quase 30 metros). Consegui retirar alguns estolhos que chegaram à terra das valas e neste momento estão enterrados noutro local enquanto não tenho o terreno pronto para tentar duplicar a área de produção. Tenho muitos estolhos e vou aproveitar todos.

    Nos pés velhos verifico que apareceram novas plantas (tenho alguns com 6 / 7 plantas num só orifício. Posso retirar o excedente e deixar só uma planta em cada local, correto?

    Boas plantações!
    Cumps,
    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Se seguir as quantidades no rotulo do adubo não terá qualquer problema, a adubação no solo até não é muito minuciosa portanto o erro teria de ser muito grande para afectar as plantas negativamente, a adubação foliar essa sim é muito precisa e pode afectar as plantas se não for a quantidade certa, mas não é o caso. Como terá que aplicar na rega o melhor é usar um adubo mesmo para rega porque adubo normal mesmo derregado em água pode entupir o sistema de rega.

    Se em cada orifício tiver plantas com raiz individual o melhor é deixar só uma ( nova de preferência) e usar as restantes para plantar nos outro orifícios, o que por vezes também acontece é a planta velha ter várias coroas mas só uma raiz, nestes caso é só preciso podar e deixar a planta regenerar normalmente.

    Espero ter ajudado, se tiver alguma duvida é só dizer
    Saudações

    ResponderEliminar
  4. Olá
    E quais os resultados da experiência? A produção foi boa ou nem por isso?
    Obrigado
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  5. Boa noite
    A adubação pela água da rega gota-a-gota obriga a ter alguma bomba-misturadora-reguladora? Para utilizar num quintal 15mx30m será economicamente viável? Estou a falar da rega gota-gota de morangos, couves e alfaces.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite! Eu gostaria de saber se existem varios tipos de folhas do morango, pq eu plantei e até agora já cresceu bastante, mas nem sinal de sair um morango, e as folhas nem se parecem com as de morango que eu vejo! estou preocupada! preciso de ajuda! obrigada!

    ResponderEliminar