Pages - Menu

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sementes híbridas, transgénicas e nativas

Este tema é sempre fonte de alguma confusão, especialmente quando se começa a cultivar e não fazemos ideia da origem das sementes que compramos e usamos. Normalmente as  duvidas começam na segurança alimentar das sementes, será que sementes híbridas são seguras? sementes híbridas e transgénicas são a mesma coisa? sementes nativas significam ser ecológicas?
Existe tanta coisa para dizer sobre este tema que esta postagem  é somente uma introdução, portanto irei somente tentar explicar as diferenças entre os diferentes tipos de sementes. 
sementes de varios cereais

 

 Sementes híbridas

  São um resultado de um cruzamento entre plantas compatíveis, este método desde sempre foi utilizado por o homem ao longo da história, ao longo de milhares de anos os nossos antepassados cruzavam duas plantas de variedades diferentes mas da mesma família, 6 a 10 gerações de seleção de plantas que melhor se adaptavam as exigências, surgia uma nova variedade.
  No inicio do século XX, começou a surgir o método de cruzamento controlado entre plantas, no qual as propriedades desejadas na futura planta híbrida são conseguidas numa só geração, estas sementes são denominadas de sementes híbridas F1. Este processo é idêntico ao realizado por os nossos antepassados, cruzamento entre variedades diferentes mas pertencentes á mesma família.
  A maior desvantagem das sementes híbridas é a a impossibilidade de manter a características totais da planta nas gerações seguintes, pois as seguintes gerações irão destabilizar e reverter para a qualidades do “pais” do híbrido original, portanto isso cria dependência no agricultor, que se quiser plantas de qualidade irá ter que comprar a quem detém a patente.  
No entanto sementes híbridas podem ser estabilizadas, através do cultivo e seleção de sementes ao longo de gerações.
  Sementes transgénicas
Sementes transgénicas (Organismos geneticamente modificados)  não devem ser confundidas com híbridas, estas variedades são criadas em laboratório por  grandes multinacionais especializadas em engenharia genética, e este tipo de cruzamento ultrapassa em larga escala as fronteiras da natureza, porque o cruzamento é entre reinos diferentes, por exemplo entre uma bactéria e uma planta.
  Por exemplo a Monsanto fez um cruzamento entre uma bactéria Bt (Bacillus thuringiensis) e milho, o objetivo era criar uma planta resistente a pragas , por isso qualquer praga que ataque a planta irá morrer porque a planta contem  pesticida nas suas células. 
  Existe bastante polemica sobre os possíveis malefícios de plantas transgénicas para a saúde, pensa-se que estão a ser comercializadas sem a garantias suficientes mas no entanto nada foi oficialmente comprovado até ao momento.
   Sementes nativas
Sementes nativas ou crioulas ou autóctones, são sementes de plantas que foram cultivadas ao longo de muitas gerações, geralmente são variedades que têm pelo menos 50 anos de idade e mantem todas  suas as características para as gerações futuras se não sofrer polinização cruzada, resumidamente são variedade que não sofreram alterações e são guardadas por os agricultores de uma certa região durante gerações, o que contribui para o manutenção e aumento da biodiversidade.

1 comentário:

  1. transgenia é pestilencia,doenças, ganancia, fraude e inconsequencia capitalista contra a vida e um futuro minimamente seguro.

    ResponderEliminar