Composição
A composição química das cinzas depende do tipo de madeira usada, mas em média tem uma composição NPK 0-1-10, mais detalhadamente será 5-15% potássio(K), 1-2% Fósforo(P), não contem azoto (N) é perdido na combustão, 25-50% cálcio. 1-3% magnésio e pequenas quantidades de ferro, manganês, boro, cobre e zinco.
Aumentar PH
As cinzas contem carbonato de cálcio, o que as torna alcalinas( PH maior que 7,0), se tivermos um solo ligeiramente acido o uso de cinzas ajuda na manutenção do PH, se por o contrário tivermos um solo alcalino deve-se limitar o uso de cinzas, por isso o melhor é analisar o pH do solo antes da utilização.
Compostagem
A componente de carvão das cinzas aumenta a quantidade de oxigénio no local da compostagem o que melhora manutenção de micro organismos e impede perda de nutrientes devido a capacidade de absorção do carvão. O desperdícios vegetais são ligeiramente ácidos, a cinza ajuda a neutralizar o composto.
Quando e como usar
Deve-se aplicar no composto em baixas quantidades de modo a não ser visível depois de misturado.
Diretamente no solo numa proporção de 50/100g por m2, deve ser misturado o solo 3 a 4 semanas antes da plantação, pode ser colocar em quantidades menores como cobertura depois da germinação, não deitar sobre sementes a germinar ou plantas novas, as cinzas em contacto com as folhas podem originar queimaduras nas plantas.
- Cinzas produzidas de ramos novos de poda contem mais potássio e micro nutrientes.
- As cinzas devem ser utilizadas secas, pois em contacto com água os nutrientes são levados.
- Não usar de madeiras tratadas, cartões, papel, carvão mineral, pois poderão conter toxinas.
- Não utilizar em plantas que gostam de solos ligeiramente ácidos, batata, amora, framboesa, mirtilo , por exemplo
- Repelente de caracóis e lesmas
- Utilizar em plantas de flor e fruto
Sem comentários:
Enviar um comentário