Variedades
Antes de plantar morangos deve-se saber que existem duas variedades de Morangueiros que se plantam em épocas diferentes:
Remontantes(dias longos), plantar entre Janeiro e Março, produção entre Junho e Outubro( Aroma, Albion, Diamante)
Não remontantes( dias curtos), plantar entre Outubro e Janeiro, produção entre Março e Junho( Comarosa, Chandler, Ventana)
Condições ideais
O morango é uma planta que se desenvolve melhor num clima ameno, havendo algumas variedades que se adaptam a climas mais quentes.
As plantas precisam de 6-10 horas de sol direto por dia, assim sendo o local de cultivo deverá apresentar este tipo de condições.
Bastante tolerante a diferentes tipos de solo, com preferência por solo húmido com bastante capacidade de drenagem,os níveis ideais de PH estão entre 5.5 e 6.5.O solo deve ser previamente adubado e estrumado.
Como plantar
A forma mais fácil e rápida de plantar o morango é através do transplante de mudas, após a produção as plantas lançam estolhos que se tiverem solo e humidade suficiente irão produzir raiz e agarrar desenvolvendo uma nova planta que pode ser transplantada no local pretendido. Em alternativa às mudas, pode-se começar plantas de morangueiro através de sementes este método é mais complicado e demora sempre mais tempo deve-se semear 4 a 5 semanas antes do transplante
As mudas podem ser compradas, ou retiradas do canteiro do ano anterior escolhendo as plantas com coroas desenvolvidas, raízes de cor clara com 5 a 10 cm de comprimento, se a raiz for maior pode-se cortar para facilitar a plantação, as folhas velhas e flores devem ser retiradas com cuidado para não afetar a coroa.
Antes de preparar o solo deve-se ter a certeza que o mesmo não foi utlizado no cultivo de tomate, pimento, batatas, beringela nos últimos 3 anos, pois estas plantas são portadoras de Verticilose que se propaga no solo.
O solo deve ser trabalhado para ficar solto, a adubação do solo faz-se de seguida com estrume e adubo 10-10-10 de modo que as plantas não necessitem de mais adubações durante a produção.
Para o solo ficar mais solto e com maior capacidade de drenagem a melhor solução é a elevação da terra (camalhão), como é um processo algo trabalhoso e demorado a melhor maneira que encontrei foi com o auxilio do moto cultivador abrir vários regos nos quais se coloca o adubo no local do camalhão que posteriormente se cobre com uma fina camada de solo, a largura das elevações pode variar entre 30/60cm com 20/30cm altura.
A disposição das mudas depende da largura do camalhão, mas a plantas devem estar espaçadas entre 35/ 50 cm, em climas mais extremos no verão ( altura produção), é melhor optar por menos espaço entre as plantas pois as folhas irão proteger as plantas vizinhas e a ação do sol será reduzida sobre os frutos.
É necessário cobrir o solo com plástico opaco ou cobertura seca ( palha ou caruma de pinheiro), para evitar o crescimento de ervas daninhas, manter a humidade do solo constante e evitar que os frutos fiquem em contacto com o solo o que provoca rápido apodrecimento.
No caso de se optar por o plástico para fazer os orifícios pode-se utilizar um molde quente, pessoalmente uso o plantador para abrir o orifício no plástico e ao mesmo tempo abrir o local onde se coloca a raiz da planta, é mais rápido e evita a poluição do solo com pedaços de plástico que sempre ficam esquecidos no local por muito cuidado que se tenha.
O orifícios de plantação devem ser fundos o suficiente para acomodar toda a raiz sem a dobrar, as raízes devem ser cobertas e a coroa deve estar ao nível do solo
Cuidados e dicas
Depois de plantar, deve-se regar todos os dias durante a 1ª semana, para a planta se enraizar na terra.
No primeiro ano da planta deve-se desencorajar a planta de frutificar, parcialmente recolhendo as primeiras flores e posteriormente deixando frutificar só alguns frutos por planta que serão mais grados e uniformes, ou na totalidade evitando que a planta frutifique no primeiro ano para que esta concentre as reservas no crescimento da raiz. A produção irá ser muito maior no segundo ano.
As raízes dos morangueiros são superficiais, manter o solo húmido é extremamente importante, deve-se regar 1/2 vezes por semana até a floração 3/4 vezes por semana na altura da produção.
Não se deve adubar as plantas na altura da produção pois demasiado azoto encoraja o crescimento da folhagem e torna os frutos mais sensíveis.
ColheitaA fruta está pronta para apanhar 4/6 semanas após a floração, deve-se apanhar de 3 em 3 dias, cortar o talo, sem tocar no fruto.
Pestes e doenças
Míldio- uma espécie de ó branco mancha as folhas dos morangueiros, que posteriormente colapsam, para o evitar não se deve molhar as folhas da planta durante a rega, manter as raízes sempre húmidas e evitar stress hídrico, manter uma boa ventilação entre as plantas.
Verticilose- Fungo que causa a mudança de cor da folha de verde para castanho acabando por cair, e por fim matar a planta, após os sintomas remover as plantas infectadas e o solo em contacto, a melhor opção para evitar a doença é fazer uma boa rotação de culturas evitando tomate , pimento, beringela e batata nos últimos 3 anos.
Pássaros- Um grande problema quando a fruta começa a amadurar, a melhor solução é proteger as plantas com rede assim que comece a produção.
Parabéns pela excelente explicação. Desconhecia a incompatibilidade (ou situação a evitar) entre tomate, pimento, beringela e os morangueiros. Já plantei os meus, ou melhor... gastei o plástico que comprei para o efeito. Continuo com uma considerável quantidade de planta em "viveiro" - talvez dê para preencher mais de 10 metros de manga. O meu problema está no escoamento - o que fazer a tanto morango? Já tenho mais que suficiente para consumo doméstico, mas acho que sou incapaz de não aproveitar as jovens plantas... Espero que o Filipe continue a partilhar a evolução dos seus morangueiros e o seu conhecimento técnico, este género de blogs e reports são uma mais valia para os iniciantes e leigos nestas andanças.
ResponderEliminarCristina
Obrigado por o incentivo.
EliminarInfelizmente o morango não é fruta de fácil conserva enquanto fresco, pode sempre congelar ou fazer doce para aumentar o tempo de conservação.
Pode prolongar produção para não ter um pico de produção mas para isso precisa de variedade de dias longos, plantando a mesma variedade ( dias curtos ) mesmo em Janeiro não irá atrasar muito a produção.