Para maior produção e melhor qualidade dos frutos deve-se podar a planta de amora silvestre, que consiste na remoção dos ramos que produziram no ano anterior e poda dos ramos novos.
Tipo de amora
Existem 3 tipos de amora, erecta, semi-erecta, e rasteira, no meu caso tenho amora do tipo rasteiro, e o tipo de podar é ligeiramente diferente, e neste caso será necessário um sistema de suporte para que os frutos não fiquem em contacto com o solo.
Quando podar
Os ramos produtores podem ser removidos logos após a produção (verão) porque podem abrigar doenças como a antracnose e pragas inconvenientes, no caso de não se removerem depois da produção os ramos irão secar e podem-se tirar na altura da poda, que deve ser realizada antes do crescimento vegetativo da planta (Janeiro, Fevereiro, Março).
Como Podar
É fácil distinguir os ramos produtores dos ramos velhos, os últimos estão secos de cor castanha, os ramos novos (produtores) estão espalhados no chão, estes devem ser cortados com 1.5/2 metros dependendo to sistema de suporte, deve-se deixar 4/8 “pés” mais grossos e saudáveis por planta e cortar os restantes junto ao solo.
Como a amora silvestre é uma planta evasiva deve-se controlar a formação de novas plantas para facilitar a manutenção, os galhos que sobram da poda devem ser queimados para evitar doenças, também se pode cortar em pequenas estacas se quisermos plantar amoras silvestres.
Suporte
Sem comentários:
Enviar um comentário