Brócolos, são vegetais da família Brassicaceae, pertence a família da couve, couve-flor, o repolho, couve de Bruxelas entre outras.
A temperatura ideal para a planta comece a espigar e formar flores está entre os 15º e 20º, portanto se quisermos retirar algumas sementes deve-se parar de cortar as cabeças dos brócolos no fim do inverno/ inicio primavera. Sendo uma planta que usa polinização cruzada, irá cruzar-se com com outras plantas da mesma família, para o evitar não deverão existir plantas da mesma família num raio de 300m.
Se quisermos conservar sementes uma espécie orgânica o ideal será escolher 5 a 6 plantas saudáveis para que exista diversidade genética nas nossas sementes, se for o caso de ser uma espécie híbrida 1 ou 2 exemplares deverão ser necessários consoante a quantidade de sementes que se deseja.
-
Se correr tudo bem chegaremos ao ponto que as plantas irão formar flores e posteriormente pequenas vagens com sementes dentro. Quando estas vagens começarem a ficar secas (amareladas) pode-se cortar os ramos.(Não precisam estar completamente secas, porque as sementes começam a cair das vagens, e são atacadas por pássaros).