Especialmente em plantas de semente pequena o mais usual colocar mais sementes que o necessário, nas alfaces por exemplo, coloco 2 a 4 sementes por alvéolo, também jogando por o seguro pois a percentagem de germinação em sementes mais velhas é menor.
A alface é um dos vegetais em que é mais fácil de aplicar pois as raízes desenvolvem rapidamente, deve-se realizar o transplante quando as plantas têm 2 a 4 folhas reais, pois é mais fácil retirar a planta sem danificar a raiz .
Devemos retirar o excesso de plantas danificando o mínimo da raiz, ao transplantar o caule deve ser colocado no composto até aos cotilédones, o composto deve estar húmido para facilitar a tarefa, depois é só preciso regar e colocar num local fresco até que as plantas formem novas raízes 2/3 dias.
Em 2 a 3 semanas as alfaces estão prontas para ir para o sitio definitivo, este processo também ajudar a espaçar a plantação de alface.
Nas plantas de tomate também é muito fácil transplantar a plantas arrancadas, o processo é similar.
Pimento e beringela também são de fácil transplante, noutros vegetais este processo não compensa e as plantas acabam por não desenvolver e até morrer.
Sem comentários:
Enviar um comentário