Está no tempo de as melancias começarem a amadurar, mas por vezes recolhê-las quando estão realmente maduras pode ser um pouco complicado, por isso irei tentar explicar um conjunto de vários testes que se podem aplicar na hora de recolher a melancia da planta.
Toque da melancia
Este é o método mais conhecido mas o mais difícil de por em prática, primeiro porque requer alguma experiencia para distinguir o som oco que a melancia deverá emitir para estar totalmente madura, à quem diga que este método só funciona no inicio da manhã quando a melancia estiver fresca sem ter sofrido grande ação do sol, pessoalmente só testo o toque da melancia quando tenho quase a certeza que a melancia está madura, para ter uma ordem de comparação entre melancias maduras.
Tempo de amadurecimento Em media a melancia demore entre 30,35 dias para ficar madura, dependendo da variedade, portanto não vale a pena recolher qualquer melancia antes disso, o melhor que há a fazer é apontar a data que começarmos a ver as primeiras melancias a brotar, e passados 30 dias começar a prestar atenção aos sinais de amadurecimento .
Gavinha e pé
Gavinha é parte em caracol onde presente no pé de cada melancia, quando estas estão verdes indicam que o fruto está em ainda em crescimento, quando se apresentam secas, amarelas e castanhas, significa que o fruto está pronto para a colheita, por vezes a totalidade do pé também seca, esse também é um sinal de amadurecimento completo.
Casca da melancia
Outro sinal de amadurecimento é a mudança de cor da casca da melancia no local onde esta contacta com o solo, quando este local estiver amarelado, é um grande sinal de a melancia estar madura.
Usando a combinação de todos os testes é mais fácil recolher as melancias maduras, e se a produção for muita e seja necessário guardar as melancias até ao seu consumo, não convém apanhar as melancias totalmente maduras, é melhor que estas amadureçam mais já guardadas, porque depois da maturação se o fruto permanece exposto ao sol irá amadurecer demais.
Sem comentários:
Enviar um comentário