Plantar batatas no verão não é uma ciência muito exata pois a temperatura ideal de germinação esta entre os 15º e 25º, mas como guardei batatas que começaram a grelar, e estamos no minguante, porque não?
As batatas até estavam já greladas demais, em algumas até cortei os que estavam mais desenvolvidos, porque em principio não irão brotar partir desses grelos já desenvolvidos em demasiado, não cortei as batatas( para despachar) porque afinal não foi um grande investimento, foram apenas batatas de consumo que sobraram, não são batatas tratadas para semear especificamente.
Tentei escolher um local de meia sombra, portanto os regos encontram-se no meio de algumas árvores, para tentar minorar os efeitos da elevada temperatura.
Regos espaçados a 80cm, distancia entre batatas 20, 25 cm profundidade 6, 7 cm, adubo orgânico no fundo do rego, 15 minutos de trabalho de braços para tapar as batatas. e por fim 1 fita de rega diretamente sobre cada rego.
Com a temperatura a rodar os 35º, 40º convém regar um pouco mais para tentar manter o solo fresco, até que comecem a sair da terra acho que o melhor é regar todos os dias, 1 hora ou mais, dependendo da temperatura que fazem secar o solo rapidamente.
Em caso de sucesso ou fracasso irei atualizar a situação do batatal, foram 20kg de batatas e 1 hora de trabalho vamos ver se compensa.
Sem comentários:
Enviar um comentário